Submissões

Neste momento esta revista não aceita submissões.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Quando disponíveis, foram fornecidos URLs para as referências.
  • O texto está em espaço simples; usa fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

Instruções para Autores

Normas para a submissão de textos

  1. Todos os artigos propostos para publicação na IACOBUS Journal devem ser submetidos online neste site. Se tiver dificuldades na submissão contacte-nos pelo e-mail iacobusjournal@fceer.org. A direção da revista examina os trabalhos enviados tendo em vista a sua adequação à revista. Os artigos são depois submetidos a avaliação de especialistas em regime de duplo anonimato. A decisão final de publicação é da responsabilidade do diretor, após audição ao Conselho de Direção.
  2. Os artigos propostos deverão ser originais, comprometendo-se os autores a não os candidatarem em simultâneo a outra publicação, nem os republicarem sem autorização expressa desta revista.
  3. O conteúdo dos trabalhos é da responsabilidade dos seus autores e não das entidades responsáveis pelo programa IACOBUS ou da Direção da revista.
  4. Os manuscritos submetidos para publicação devem conformar-se à Norma APA (American Psychological Association). Mais informação aqui: https://guias.sdum.uminho.pt/APA.
  5. Os trabalhos podem ser propostos em português, espanhol, galego e inglês .
  6. Os trabalhos devem conter sempre na primeira página a identificação do(s) autor(es), respetiva filiação institucional, endereço(s) de e-mail e código(s) de identificação ORCID. Logo a seguir ao título do artigo (tamanho 12, tipo Constantia, negrito, alinhamento à esquerda), deve surgir o nome do/a autor/a, em letra maiúscula, tamanho 10, tipo Constantia. Em linha abaixo, designar a instituição de referência e, noutra linha, o e-mail. Em caso de mais autores/as, proceder do mesmo modo. Tudo alinhado à esquerda.
  7. Os manuscritos não devem exceder, no total e excetuando os resumos, 45.000 caracteres, incluindo espaços. Outros textos, tais como recensões, ensaios teórios não deverão ultrapassar o limite das cinco páginas.
  8. Os textos devem ser formatados em Word, letra do corpo tamanho 12, tipo Constantia, entrelinhamento 1,5 (norma também válida para as notas e bibliografia) – conforme o template disponibilizado no site.
  9. Cada artigo deve ser acompanhado de um resumo com um máximo de 650 carateres, se possível traduzido em três línguas (inglês, português e espanhol ou galego). O resumo deve referir os objetivos do artigo, principais contributos para o avanço do conhecimento, métodos, principais resultados e conclusões. A seguir ao resumo devem ser indicadas três ou quatro palavras-chave e nas três línguas indicadas. Cada artigo deve apresentar um reduzido número de figuras, quadros e notas de rodapé.
  10. As citações não devem ser traduzidas.
  11. Na composição e formatação dos textos deve ter-se ainda em conta o seguinte:
  • A utilização de, no máximo, dois níveis de titulação, (tamanho 12, tipo Constancia, negrito, alinhamento à esquerda) sem numeração, preferencialmente, ou com numeração árabe.
  • As transcrições deverão abrir e encerrar com aspas. Os vocábulos noutras línguas que não a língua original do artigo devem ser formatados em itálico;
  • Os elementos não textuais nos artigos devem ser organizados em quadros e figuras, identificados com numeração árabe contínua para cada um destes tipos de elementos.
  • Nas chamadas de nota devem utilizar-se apenas números, sem parêntesis. A numeração das notas deve ser contínua do princípio ao fim do manuscrito.
  • No final do artigo, deve incluir-se a lista de obras citadas, ordenadas alfabeticamente a partir do Apelido do primeiro autor de cada uma das referências. Apenas figuram na lista de referências bibliográficas os documentos citados ao longo do texto.
  1. Não há quaisquer custos associados à submissão, processamento e avaliação de artigos.
  2. A revista segue as recomendações do Código de Conduta e Boas Práticas (Committee on Publication Ethics).

Artigos

Política padrão da secção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.