Elaborando um guião para as emoções dos estudantes por meio da socialização de género e das emoções
Palavras-chave:
socialização das emoções, regras de sentimentos, desigualdades de género, socialização de género, estereótipos de géneroResumo
Reconhecer o impacto prejudicial que os estereótipos de género têm no desenvolvimento social e emocional e na educação das crianças (Fawcett Society, 2020; King et al., 2021) é essencial para criar um processo de desenvolvimento positivo. Utilizando uma lente de socialização de género e emoção, este estudo preliminar investiga a expressão de estereótipos de género e regras de sentimento nas interações escolares. Com base na teoria da performatividade de género de Judith Butler (1979, 2006) e nos conceitos de regras de sentimento e trabalho emocional de Arlie Hochschild (2012), foi realizado um estudo etnográfico numa escola primária portuguesa na primavera de 2023. Os dados preliminares observaram regras de sentimento e estereótipos de género no discurso da sala de aula, no materiais aprendizagem e nas ações dos estudantes.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Rebecca Judeh, Dalila Cerejo

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en