Método para análise do risco em estruturas de arrimo em concreto armado
DOI:
https://doi.org/10.21814/ecum.4190Abstract
Muros de arrimo são estruturas de contenção utilizadas para corte e aterro em perfis naturais de solos. Eventualmente, há prejuízo em sua capacidade de carga, desempenho em serviço e a durabilidade nestas estruturas, que podem ser associadas à anomalias e falhas decorrentes de manifestações patológicas, que por sua vez estão intrinsecamente ligadas a solicitações, agentes agressivos,
deficiências de projeto e execução. A deteção de falhas e sua severidade, bem como a associação de responsabilidades, são objeto de um processo de inspeção, que levarão a elaboração de um laudo ou parecer, e a análise deste laudo com vistas à Análise do Risco requisitando um posicionamento qualitativo e quantitativo do risco em função de sua severidade, ocorrência e deteção. De tal forma que o objetivo deste trabalho é a avaliação de risco em muros de arrimo em concreto armado. Foram evidenciados seis grupos de patologias, do qual foram expandidas em dezoito falhas possíveis, neste cenário, e analisadas sob o método da ferramenta Failure Mode and Effect Analysis (FMEA). Assim três falhas apontaram grau de risco alto e muito alto cujos fatores preponderantes nessas falhas foram inerentes à presença de umidade e deficiências no sistema drenante.
References
Almeida, E. P. Técnicas de análise de risco aplicadas à planejamento e programação. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2005.
Amaral, M. M.; Nunes, R. C.; Amaral, E. H. D. Metodologia para Cálculo do Risco por Composição de Métodos. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria (2015).
Budhu, M. Fundações e Estruturas de Contenção. Rio de Janeiro: LTC (2013).
Farias, B. V. D. Inferência Bayesiana de Dados de Inspeção de Estrutura de Casco de Navio Plataforma. Rio de Janeiro: UFRJ (2008).
Figueiredo, E. J. P.; Helene, P. R. D. L.; Andrade, C. Fatores determinantes da iniciação e propagação da corrosão da armadura do concreto. São Paulo: EPUSP (1993).
Forte, F.; Ferraz, R. M. O que são e Como Devem ser Construídos os Muros de Arrimo? Casas e Imóveis, São Paulo (2011).
Freire, T. M. Produção de estruturas de concreto armado, moldadas in loco, para edificações: caracterização das principais tecnologias e formas de gestão adotadas em São Paulo. São Paulo: EPUSP (2001).
GEOFOCO. Drenagem de Muros de Arrimo, 2014. Disponível em: . Acesso em: agosto (2014).
Gerscovich, D. M. S. Empuxos de Terra & Muros Gravidade. Rio de Janeiro: [s.n.] (2010).
Hasparyk, N. P. Investigação de concretos afetados pela reação álcali agregado e caracterização avançada do gel exsudado. Porto Alegre: PPGEC / UFRGS (2005).
Helene, P. Contribuição ao estudo da corrosão em armaduras de concreto armado. São Paulo: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1993).
Logeais, L. Patologias das Fundações. [S.l.]: Institut Technique Du Batiment et des Travaux Publiques (1971).
Marangon, M. Tópicos em Geotecnia e Obras de Terra. Rio de Janeiro: UFJF, 2006.
Marcelli, M. Sinistros na construção civil. 1ª. ed. São Paulo: PINI (2010).
Mehta, P. K.; Monteiro, P. J. M. Concreto. Microestrutura, propriedades e materiais. São Paulo:
IBRACON (2008).
Milititsky, J.; Consoli, N. C.; Schnaid, F. Patologia das Fundações. São Paulo: Oficina dos Textos, 2005.
Molak, V. Fundamentals of Risk Analysis and Risk Management. [S.l.]: CRC Press Ink (1997). DOI: https://doi.org/10.1201/9780367803056
Neville, A. M.; Brooks, J. J. Tecnologia do Concreto. São Paulo: Bookman (2007).
Nunes, A. J. D. C. Acidentes em Estruturas de Arrimo. Revista Técnica das Construções Engenharia e Arquitetura, São Paulo (1975).
PMI. PMBOK -Project Managemnt Body of Knowledge da Project Management Institute. [S.l.]: [s.n.] (2008).
Pujadas, F. Z. A. Inspeção Predial - Ferramenta de Avaliação da Manutenção. II Seminário Nacional de Perícias, Foz do Iguaçu, Setembro (2014).
Salles, C. A. C. Gerenciamento de riscos em projetos. [S.l.]: FGV Editora (2010).
Souza, V. C. M. D.; Ripper, T. Patologia, recuperação e reforço de estruturas de concreto. São Paulo: PINI (2009).
Thomaz, E. Como Deve ser Feita a Impermeabilização de Muros de Arrimo em Contato Direto com Solo? Revista Téchne, São Paulo, novembro (2013).
Toledo, J.C.; Amaral, D.C. FMEA - Análise do Tipo e Efeito de Falha. GEPEQ – Grupo de Estudos e Pesquisa em Qualidade DEP – UFSCar, São Carlos (2006).
Vargas, R. V. Histórico de Gerenciamento de Risco. São Paulo: Ricardo Vargas (2013).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 R.B.C. Cruz, F.A. Santos, J.B. Souza, J.A. Khalil, R.M.G. Carvalho, A.M. Filho

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.